AZEITE NA Dieta Mediterrânica
Os hábitos alimentares das pessoas nos países desenvolvidos estão diferentes nos últimos anos ,tendo- se notado uma mudança profunda. A nossa actividade é cada vez mais sedentária e estressante e a maior parte das vezes, os alimentos são mais abundantes do que o que precisamos. A nova dieta tem base numa ingestao rica em gorduras saturadas e poliinsaturadas, rica em colesterol e proteína animal e pobre em fibras e carboidratos completos.
A alimentaçao da maioria das pessoas nos países desenvolvidos, é caracterizado por um excesso de calorias, uma deficiência de vitaminas, minerais e fibras, bem como um desequilíbrio nutricional, o que explica o aumento de doenças crônicas, como doença cardíaca, diabetes e câncer. A solução seria adotar uma dieta saudável, como é a dieta mediterrânea clássica, tanto nutritivo e agradável.
CARACTERÍSTICAS da dieta mediterrânica.
É cientificamente comprovado e universalmente reconhecido que a dieta mediterrânea ou dieta mediterrânica é a mais saudável do mundo.Os países da orla mediterrânea consomem bastantes frutos e legumes,pão ,saladas,frutas secas, peixes, aves, produtos lácteos e ovos, o consumo moderado de carne vermelha e vinho maioritariamente tinto durante as refeições.
O azeite de oliva, gordura monoinsaturada mais consumidas no mundo, prevaleceu no Mediterrâneo durante milhares de anos. Não só o sabor é excelente, mas tem sido demonstrado que uma dieta à base de azeite de oliva está diretamente relacionado a uma maior expectativa de vida e doença reduzida em grande parte relacionados com maus hábitos alimentares ocidentais .
PROPRIEDADES DO AZEITE
Nos últimos anos, os cientistas têm estudado as virtudes da dieta mediterrânica e o azeite em especial. É também uma rica fonte de antioxidantes que ajudam a prevenir os danos aos tecidos do corpo por certas moléculas chamadas de radicais livres têm sido implicados em doenças cardíacas, câncro e envelhecimento.
Embora o corpo produz os seus próprios antioxidantes ,os alimentos também fornecem uns mais que outros.O azeite contém uma ampla gama de agentes antioxidantes não encontradas em outros óleos.
MELHOR SAÚDE
O papel dos antioxidantes nas artérias é fundamental. A lipoproteína de baixa densidade ou colesterol mau (LDL)engrossa e ameaça bloquear as artérias o que se torna numa grande ameaça para o nosso organismo.O azeite, como antioxidante natural, ajuda a prevenir esta oxidação precoce. O seu alto teor antioxidante possui efeitos protetores contra doenças cardiovasculares.
Tem sido demonstrado que a diminuição do consumo de determinadas gorduras dietéticas ou, pelo contrário, o consumo de "gorduras boas", como o azeite pode reduzir significativamente o colesterol LDL.
Estudos sucessivos revelaram que as gorduras monoinsaturadas são gorduras poliinsaturadas, que melhoram, pois reduzem a lipoproteína de baixa densidade ,LDL ou colesterol mau, sem afetar a lipoproteína de alta densidade HDL ou bom colesterol, que servem de proteção para o organismo. Além do efeito benefícios do azeite na redução do LDL, o ácido oléico também é reconhecido por reduzir os coágulos de sangue nas artérias evitando graves problemas de saude.
Na verdade, as dietas ricas em azeite evita a coagulação sanguínea excessiva com alimentos gordurosos, que podem explicar a baixa incidência de infarto do miocárdio em países onde o azeite é a principal fonte de gordura.
As virtudes do azeite vão muito para além da protecção contra as doenças cardiovasculares. Alguns antioxidantes chamados "polifenóis", encontradas no azeite , são capazes de destruir substâncias que regulam a proliferação das células cancerosas. Sabe-se hoje que nos países da orla mediterrânica o nivel de cancro é menos elevada do que em outros pontos do globo.
O azeite desempenha um papel muito importante na luta contra os diabetes. A ciência tem mostrado que pessoas que usam azeite para melhor controlar o diabetes e têm índices mais baixos de certas gorduras no sangue, se compararmos a sua dieta com uma rica em carboidratos, que é normalmente recomendado para este tipo de diabetes.
Os estudos médicos recentes colocam o azeite na moda, porque é a base da famosa dieta mediterrânica , que permite que as pessoas vivam melhor e mais tempo. Esta dieta inclui frutas, legumes, cereais e peixe, tudo regado com um pouco de vinho tinto e azeite.
Grécia, Espanha, Itália, Portugal e França produzem 75% da produção mundial.
O azeite virgem, com a sua extração por prensagem a frio Guarda simples partículas em suspensão que dão qualidades terapêuticas.
Os cretenses são os maiores consumidores de azeite com 25 litros por pessoa por ano e sua taxa de mortes por doenças cardiovasculares é menor que 95% da maior parte dos países desenvolvidos ,como por exemplo na América do norte.
É mineiro o primeiro azeite de oliva puro do Brasil. Depois de estudos realizados pela Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais em sua fazenda experimental em Maria da Fé, no Sul do estado, investidores iniciaram plantações e pretendem lançar o produto nacional no mercado em dois anos. É que os estudos mostraram clima favorável a variedades de oliveiras capazes de gerar azeites com pureza e qualidade comercial.
Esta "maravilha dos Deuses" como eu lhe chamo ou "Licor dos Deuses" outra alcunha da minha autoria,foi noutros tempos chamada de "Ouro Amarelo",e nao foi por acaso.
Seis mil anos depois, continua intacto o seu sabor doce e indescritivél, de uma beleza nobre com a sua cor dourada o azeite tao cedo nao morrerà.
E como tive a oportunidade de escrever em outro artigo sobre o azeite vou aqui repetir o pedido;
Protejam uma oliveira e no dia do julgamento, podereis saborear "do Licor dos Deuses"
O Autor Duarte Silva